História

Instalado em 1971, como Ofício distrital do sétimo distrito de Camaquã-RS, tinha como titular a Oficial Lauriana dos Santos Bukowski, sendo apenas Registro Civil e Tabelionato de Notas. Lá por 1972, a Oficial passou a responder também pelo Ofício Distrital da Pacheca, localidade constituída pelo sexto distrito de Camaquã-RS até que este fosse extinto, passando o seu acervo (Livros de Nascimentos, Casamentos e Óbitos) a pertencer a esta Serventia até os dias de hoje. Em 29 de abril de 1988, houve a emancipação e a criação do Município de Cristal, através de Lei Estadual, e o ofício distrital passou a ser de sede municipal. Em 1990, foram agregados à serventia os serviços chamados especiais, constituídos pelo Tabelionato de Protesto, Registro Civil das Pessoas Jurídicas e Títulos e Documentos.

A titular Lauriana dos Santos Bukowski se aposentou em 1998 e, através de Portaria 031/98, foi designada a responder pelo cartório a então, e ainda hoje, registradora e tabeliã substituta, Margarete da Silva Fernandes. Em 26 de dezembro de 2006, assumiu a serventia, através de aprovação no Concurso Público de Ingresso para os Serviços Notariais e de Registros, realizado em 2004, Mariana Gaspar Seganfredo, bacharel em direito pela PUCRS.

O Cartório, como é conhecido pela comunidade, tem desempenhado, por estes cinquenta anos de existência, papel importante e imprescindível no cenário jurídico e na vida dos cidadãos do emancipado município de Cristal. É o ponto de partida de muitos para sanar suas dúvidas acerca de direito de família, sucessório e civil, representando aos usuários do serviço meio seguro e eficaz na concretização de seus direitos, composição de suas vontades, para prevenção de litígios, celebração de contratos e para obtenção do bem da vida almejado.

Em 2007, o Cartório passou a oferecer aos cidadãos de Cristal também os serviços de vistorias veiculares, emplacamentos e transferências de veículos, através do Centro de Registro de Veículos Automotores, por contrato através de credenciamento firmado pela titular da serventia com o DETRAN-RS.

NOSSO OBJETIVO
É prestar um bom atendimento aos nossos clientes, garantindo a eficácia e a segurança dos atos jurídicos praticados.

LEMA
Retrate no ato público somente verdades e vontades capazes de produzir a eficácia jurídica desejada.

VALORES
Segurança jurídica e eficácia: O ato praticado deve atender aos preceitos legais e estar apto a produzir resultados de imediato.
Espírito de Equipe: O trabalho desempenhado é de responsabilidade e interesse de todos - tabelião, substituto e escrevente - que devem estar comprometidos com o bom atendimento e resultado da prestação solicitada.
Eficiência e criatividade: Prezar pela agilidade, eficiência e perfeição na prestação dos serviços desenvolvidos, buscando soluções criativas e seguras que melhor atendam aos interesses dos clientes.